A propósito de um novo Blog de Psicanálise!
O meu sempre amigo Bruno, convidou-me para este seu projecto de escrever umas linhas sobre psicanálise, neurociências e teoria dos sistemas. Confesso que não “ainda” sei resistir às ousadias do Bruno, nem ao seu esforço amplo de integração de várias áreas do conhecimento.
Este esforço ambicioso do Bruno, ao contrário do que pode parecer à primeira vista não está revestido de qualquer pioneirismo. Na verdade Freud, iniciou o seu projecto de uma “psicologia científica” partindo da neurologia, olhando-a pelas teorias, na altura modernas, da termodinâmica e da física linear. Freud fala-nos de forças e cargas contrárias, que se atraem e que repudiam, de sistemas de vasos comunicantes que procuram equilíbrios. Freud olha a psi com olhas de quem ama a ciência. Neste sentido Freud abandona o método de regressão hipnótica, construindo o método de associação livre, mais consciente, mais palpável.
Freud, olha sem receios o Homem, olhando para o seu interior, para os suas angústias, para os seus não ditos, com olhos de quem quer tornar ciência e por isso de quem quer tornar consciência e conhecimento. Neste sentido Freud vira as costas ao obscurantismo, ao cinzento, abraçando de forma única o gosto pela clareza dos processos mentais.
Este é na minha opinião a melhor qualidade de Freud o gosto inalcançável de criar sentidos claros de simplificar, o que num primeiro olhar parece complexo. À semelhança do que muitos dos autores da matemática moderna que olharam os fenómenos complexos e caóticos, na procura de algumas leis simples que expliquem a complexidade fenomenológica de sistemas complexos como a turbilhão de um fluído, a ser escoado por um ralo de uma banheira.
Nesta linha de pensamento gostaria de reafirmar que mais do que a amplitude temática que este blog abrange, parece ser a sua mais valia a sua função de tornar claro e compreensível o que num primeiro momento parece complicado. Estou certo que é isso que vai acontecer.
Um Abraço a Todos os Leitores!!
http://www.criancasemperigo.com

0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home